17.3.06

Saudosismo

Hoje foi um daqueles dias. Um daqueles dias que, por coincidência ou providência divina, eu encontro todos os pedaçinhos de saudade que me lembram do Rio. E daí eu passo o dia todo sentido falta da minha cidade maravilhosa.

Morar longe do Rio não é fácil. Quem esta por aí, pode ficar repetindo que a cidade está violenta, braba, difícil, mas a verdade é que quando a saudade bate, não há traficante, Linha Vermelha ou tiroteio que segure. Quem está aí todo dia e não tem restrições para ver o Cristo, a Lagoa ou o Corcovado não vai entender. Saudade do Rio é uma coisa que dói, que é incontrolável. O chop na cobal do humaitá, a curva da Lagoa saindo do Rebouças e os dias estupidamente azuis fazem muita falta.

Eu sou cosmopolita. A bagunça da cidade me faz bem. E ás vezes, quando eu acordo nesta província me pergunto o que estou fazendo aqui. Aqui longe do agito, longe de onde as coisas acontecem, longe dos amigos e do azul da Lagoa. Escolha difícil.

É engraçado como as coisas parecem acontecer todas de uma vez só para colocar fogo nesta brasa de saudade. Aos poquinhos hoje eu fui encontrando pedaços do Rio no meu caminho: uma matéria sobre a bossa nova, um e-mail (muita sacana por sinal) de um amigo convidando para um chop no Belmonte, outra materia sobre o Chico Buarque destacando o que há mais de carioca nele... Caralho! Cadê a Lagoa? Cadê o gingado? Cadê o chopinho? Cadê o sotaque? Onde é que eu fui parar?

E o dia passa... E a saudade vai se acomodando e se escondendo em algum cantinho do peito. E a Lagoa vai sumindo e o azul do céu carioca vai esmorecendo no fundo da memória. E assim se vai mais um dia. E assim se vai a saudade. Até a próxima crise de saudosimo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cadê o chopp remoto numa hora dessas??

Num dia de saudades desses, diz pro Marcelo fazer um super jantar pra vc e uma noite romântica... Assim vc lembra pq vc foi parar nesse fim de mundo :-)

Marcelo, lê esse post e faz alguma coisa :-)

Beijocas pros dois!

Dani Lima disse...

heheheheh.. Não rolou jantar romântico não, mas eu não posso reclamar. Pq tivemos uma noite "tipicamente carioca" tomando choppinho num boteco e jogando conversa fora. :)