22.3.06

Jericoacoara - Aqui vamos nós!

Segunda - 20/03/2006

Finalmente chegou o dia de viajar para Jericoacoara! Acordamos cedinho, 6 da matina e fomos para o aeroporto. O vôo para o Rio atrasou bastante, e ao invés de sairmos às 7:45 saimos as 9:30. Felizmente o atraso não prejudicou nossa conexão para Fortaleza no Galeão.

Às 11hs embarcamos para Fortaleza. A Varig está em crise mesmo (que novidade!), o almoço do vôo era uma saladinha sem vergonha com umas torradinhas. Até estava gostoso mas não deu nem para tapar o buraco do dente... Felizmente tinha uma aeromoça super gente boa no vôo que traficou algumas torradas extras pra gente ;).

Às 16hs estavamos em Fortaleza depois de passar por Natal. O ônibus para Jeri saia só as 18hs e aproveitamos o tempo livre para matar a fome que a (falta de) comida no vôo da Varig deixou.

Eu estava morrendo de medo do ônibus para Jeri. Não sabia se seria um ônibus confortavel ou um ônibus velho. E a viagem dura 6 horas até Jijoca! Felizmente o ônibus era ótimo, semi-leito. Só ficou faltando o travesseiro e cobertor. Em Jijoca é preciso descer do ônibus e passar para uma Jardineira, pois o Jeri não permite a entrada de ônibus. E mesmo se permitisse o acesso é péssimo. Não tem ônibus que conseguiria chegar. A jardineira é aberta dos lados mesmo e com um banco duro pra caramba. Mas essa viagem só dura uma hora e nem é tão sofrível pois com a noite clara deu pra viajar apreciando as estrelas e o mar. A única parte mais difícil foi quando a menininha que estava do meu lado resolveu que queria fazer xixi. Depois de um tempo de pertubação a mão resolveu dizer pra ela fazer xixi na jardineira mesmo. Como assim?!! Felizmente o motorista deu uma meia parada e a mãe pediu um tempinho para as meninas descerem. Ainda bem. Só me faltava ter que viajar num banco mijado.

A 1:30 da manhã nos instalamos na Pousada. Sim, 1:30 da madruga. Passamos mais de 12hs viajando mas foi bem melhor do que eu imaginei. Ainda saímos para comer alguma coisinha e voltar a dormir.

E terça feira as férias começam...

Um comentário:

mauro pinheiro disse...

Dani, eu fui à Jericoacoara em 1993, aproveitando uma viagem para um encontro dos representantes dos estudantes de design no Maranhão, para discutir o N-Design daquele ano.

Foi uma aventura. Pegamos carona na caçamba de um caminhão no Maranhão, fomos largados no meio da estrada em Teresina, onde passamos o dia para conseguir pegar um ônibus até Crato, no Ceará. De lá pegamos um pau-de-arara (sim, um pau-de-arara) até um lugar qualquer próximo à Jijoca. E de lá finalmente pegamos um transporte para Jeri.

Não havia muitas opções de hospedagem na época, e nós, 3 caras duros e com uma barraca de camping, ficamos de favor na casa de um pescador, que nem água encanada tinha. Banho era de 'cacimba', ou melhor, água do poço puxada no balde.

Jeri naquela época ainda não tinha luz elétrica, e poucas pousadas. Um paraíso. Hoje em dia, passados 13 anos, imagino que esteja bem diferente...mas desejo voltar lá, porque aquelas dunas e praias são fantásticas!

Ler seus posts me deu uma saudade danada!