4.3.06

Eu quero que você LEIA este post
(ou Não se esqueçam do subjuntivo)

Já que eu andei falando do Espírito Santo nos últimos posts, tem mais uma coisa que preciso desabafar sobre esta terra: capixaba não conhece subjuntivo. E eu acho isso muito irritante. Por aqui o normal é ouvir:

- Você quer que eu faço?
- Você quer que eu vou?
- Você quer que eu ligo?


E para não dizerem que eu sou implicante, parece que o desconhecimento das regras do subjuntivo não é privilégio capixaba. Lembro que uma vez minha irmã voltou de São Paulo dizendo que os paulistas também não usam o subjuntivo. E a página que encontrei, diz que isso é comum na linguagem do dia-a-dia no Brasil.

Bom, eu não saio corrigindo as pessoas para não passar por chata. E até por que meu conhecimento do português não é dos melhores. Mas decidi procurar no Google por uma página que explicasse claramente as regras do uso do subjuntivo para publicar aqui como uma espécie de serviço público em favor do uso correto da língua portuguesa. Aí está.

2 comentários:

Alê disse...

Dani,
Não posso ficar sem me manifestar a favor de seu "desabafo" neste ponto gramatical de certas pessoas...
Já trabalhei com pessoas que falam desta forma, e é extremamente irritante!E o pior era que eu tinha que ouvir e engolir...
Das pessoas que falam dessa "forma" é um(a)CAPIXABA e outro(a)PAULISTA!
...Vá dormir com um barulho desses..."

Dani Lima disse...

Malu! Que bom que alguém neste mundo partilha da minha agonia... Não que eu fique feliz com a sua agonia, mas sim com o fato de eu não ser a única que se incomoda tanto com isso a ponto de externar num blog :-p