30.3.06

Freakonomics e o enigma do príncipe

Em Jeri finalmente terminei o livro Freakonomics. Eu começei a ler o livro na maior empolgação, mas depois ele foi ficando repetitivo. Todos os capítulos abordam um determinado problema pelo ponto de vista econômico. Tudo bem, disso eu já sabia... mas acontece que em determinado momento você passa a se entediar com tantos dados que para o Brasil não fazem a menor diferença, como o índice de desenvolvimento escolar das crianças negras nos EUA. E no final das contas, na maioria dos capítulos a conclusão é o que o bom senso diria. Continuo achando interessante a luta travada pelo Steven Levitt contra a tal sabedoria convencional, mas o livro, em certo ponto, começa a ficar chato mesmo.

E se eu demorei um pouco para terminar Freakonomics compensei lendo em 4 dias o sexto livro do Harry Potter - Harry Potter e o enigma do príncipe. E a cada livro que eu leio da J.K. Rowling sobre o bruxinho, mais eu acho ridícula a acusação de que o personagem estimularia o consumismo nas crianças ou que traria qualquer outro tipo de prejuízo como foi alegado na Inglaterra alguns anos atrás. Os livros são bons! Divertidos, bem escritos e cheio de lições de moral. Ótima literatura juvenil na minha opinião. Daria a coleção inteira aos meus filhos em o menor problema.

O único problema é que o final do sexto livro deixa você alucinado para ler o sétimo (e provavelmente último) livro da série. Mas para isso eu vou ter que esperar mais de um ano! Yaikes!

Atenção: Spoiler do sexto livro nos comentários... Se você não quer saber quem morreu no final, é melhor não clicar...

2 comentários:

Anônimo disse...

Estamos sofrendo do mesmo mau. Tb terminei de ler o Enigma essa semana e estou terrivelmente curiosa para ler o próximo.
Aliás, ca entre nós, que quem ainda não leu, não leia esse comentário, mas GZUIS...o que é o final desse livro. Quase não acreditei. Como o oclinhos de meia lua pode ter morrido!
Bjs

Dani Lima disse...

Nem me fale!! Eu já sabia que ele morria, mas mesmo assim fui pega de surpresa... Realmente increditavel! Dá vontade de reler todo o livro só pra acalmar a vontade de ler logo o sétimo!