2.2.06

O conhecimento e a ignorância

Às vezes eu fico impressionada com o que a gente sabe. E com "o que a gente sabe" eu quero dizer todo o conhecimento que a humanidade adquiriu ao longo da sua existência. Mas ainda mais impressionante é pensar naquilo que a gente não sabe. Um volume de informação muito maior imagino eu.

Até hoje todo mundo aprende na escola que temos 9 planetas no Sistema Solar. A interminável discussão se Plutão é ou não é um planeta nem chega ao ouvido de muitos. Mas agora astrônomos alemães confirmaram a existência de um objeto grande o sufiente para ser um planeta, logo depois de Plutão. A descoberta pode significar que agora o Sistema Solar conta com 10 planetas, ou com apenas 8. Isso porque se o novo corpo celeste, chamado de UB313, for considerado um planeta, ele entra na fila completando 10 planetas girando em torno no sol. Mas se for decidido que o UB313 não é um planeta, a velha discussão sobre a classificação de Plutão é reacesa e o planeta pode ser rebaixado, diminuindo assim o número para 8.

A última descoberta de um planeta no Sistema Solar foi em 18 de Fevereiro de 1930, há mais de 70 anos atrás (tudo bem, na época todo mundo achou que fosse um planeta). A descoberta do UB313 agora mostra o quão pouco sabemos sobre o sistema/galáxia/universo que vivemos. E se pensarmos bem, isso também é verdade para o nosso planeta. O quanto sabemos sobre a vida no oceano, ou os fenômenos climáticos ou sobre o nosso corpo mesmo?

A humanidade pode ter aprendido muito durante o seu desenvolvimento, mas todo seu conhecimento não se compara à tudo que ela ainda desconhece (sem nenhuma entonação mística). Acho interessante lembrar disso. É um estimulo para continuar descobrindo e ao mesmo tempo um termômetro, para mantermos a cabeça no lugar.

Nenhum comentário: