15.2.06

Abrindo a Caixa de Pandora


Isto pode não ser novidade para muita gente, mas desde que eu o descobri este projeto/site ouvindo o Radar Pop, me viciei.

Pandora é um projeto que busca desvendar o genoma musical. Isso quer dizer que um grupo de doidos (ou brilhantes cientistas, depende do ponto de vista ;), durante os últimos 5 anos, ficou ouvindo músicas e comparando o seu genoma, AKA a sua essência musical: melodia, harmonia e ritmo, instrumentação, arranjos, letras e interpretação. O projeto continua até hoje e eles transformaram esta incrível análise em um site - www.pandora.com.

Mas não é um site qualquer com o resultado da pesquisa. Nele você pode inserir o nome de uma banda ou música que você goste e o Pandora traz para você uma seleção de músicas que tem o mesmo genoma. Ou seja, músicas que provavelmente você vai gostar também. A seleção das músicas funciona como uma rádio online e você ainda pode dar o seu feedback, dizendo se gostou daquela música ou não. Simplesmente genial! É o tipo de coisa que faz você acreditar que ainda tem gente no mundo que usa o seu talento para promover um bem maior ;-p.

Nenhum comentário: