21.2.06

Harry and Freaks

Bom, com Adeus e obrigado pelos peixes , já são 7 livros devorados em 2006. Tudo bem que 5 deles foram Harry Potters, literatura muito fácil. Mas o bruxinho é viciante! E depois, eu admito que mesmo com quase 30 anos na cara eu ainda adoro os clássicos da literatura juvenil.

Além de me juntar a legião de fãs da J. K. Rowling, também li A vida, o universo e tudo mais também do Douglas Adams. Os dois primeiros livros dele eu li no final do ano passado.

O oitavo livro da lista de 2006 é Freakonomics. Este livro é best seller nos Estados Unidos e por aqui parece que anda vendendo bem também. O Autor*, Steven D. Levitt, apareceu na capa da Veja (blergh!) no ano passado. Ele é um economista, que ao invés de fazer as coisas chatas que um economista normalmente faz, usa as ferramentas desta ciência para desvendar os mistérios do cotidiano. Foi assim que ele apontou que a diminuição do crime durante anos 90 nos Estados Unidos se deveu à legalização do aborto em meado dos anos 70. Tema altamente polêmico. Só com essa afirmação já dá pra vender um montão de livros. Mas Steven D. Levitt analisa um monte de outros fatos banais do cotidiano, nem todos tão polêmicos.

Até agora estou achando o livro muito interessante, apesar dos tais fatos do cotidiano serem, na maioria das vezes, americanos. Acho interessante ler as teorias de alguém que se dedica a olhar para o mundo de outra forma. Para mim, não é uma questão de certo ou errado (o que parece ser a visão dos autores também), mas de passar pelo hazzle dazzle da vida diária para observar os únicos que não mentem: fatos e números. E deles tirar algumas conclusões. Raciocínio altamente Grissom. Indico o livro para fãs do CSI :-p.

* Na verdade o livro é uma co-autoria entre o Steven D. Levitt e o jornalista Stephen J. Dubner.

Nenhum comentário: