17.4.06

Código Da Vinci

Neste final de semana terminei de ler o tão baladado Código Da Vinci. Eu já tinha lido um livro do Dan Brown antes, Deception Point (que foi publicado em português agora como Ponto de Impacto) e é verdade: o cara usa a mesma fórmula para todos os livros. Ou pelo menos para esses dois.

Achei o Deception point muito mais interessante que Código. Tudo bem, toda a parte de pesquisa sobre o sagrado feminino, o tal do Priorado de Sião, evangelhos perdidos e as famílias merovíngias são bem interessantes. Mas como livro, Deception Point me divertiu muito mais. Mas como todo mundo adora uma conspiração (frase presente no livro inclusive), o Código vem fazendo muito mais barulho por aí.

Deception Point conta a história de uma suposta descoberta revolucionária da Nasa. E como tem todos os livros do Dan Brown, é claro que rola uma conspiração e uma confusão danada. E é claro que tem mocinha e mocinho felizes no final. Bom, basicamente é um Código Da Vinci envolvendo a NASA, o governo dos Estados Unidos e a NSA. E também daria um filme de tirar o fólego!

Aliás, alguém já ouviu alguma crítica sobre o filme Código Da Vinci? Agora que li o livro tenho que concordar com a Mônica que o Tom Hanks cai bem no papel de Robert Langdon. Só que, se a escolha fosse minha, eu escolheria o Harrison Ford. Mas só porque eu gosto muito mais de ver o eterno Indiana Jones no telão do que o Tom Hanks :-p.

2 comentários:

caninz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
caninz disse...

eu li "anjos e demonios" antes de ler "o código da vinci" e posso dizer que foi muito bom ter seguido esse caminho.
os livros do dan brown sao realmente um bom script para um bom filme de acao com suspense e alta tecnologia.
pena que o diretor nao foi capaz de dar a "o codigo da vinci" o tratamento merecivel.
agora estou lendo "ponto de impacto" e estou fascinado.
as historias sao quase todas iguais. a trama previsivel para quem ja leu dois livros do mesmo autor. mas o suspense que ele consegue colocar em seus livros é simplesmente "breathtaking" ( de tirar o folego).
vale salientar que li todos os livros dele no original, o que adiciona um ponto a mais ao suspense tendo em vista que as traducoes nem sempre sao boas.
pra quem puder tenho um conselho que é interessante. eu estou fazendo isso agora e estou achando o maximo.
ler o livro e ouvir a narrativa do mesmo simultaneamente.
eu baixo o "audio" do livro (acho que so tem no idioma original) e acompanho no livro. parece que o suspense fica ainda maior.
enfim, boa leitura.
para quem gosta de um bom suspense tambem recomendo os livros do john grisham e tambem do philip shelby ("days of drums" é fascinante mas nao sei qual seria o titulo em portugues)