30.8.06

Cachorros interesseiros e gatos anarquistas

Chegou o livro que comprei para aprender a educar o Figo. Chama-se Adestramento inteligente: com amor, humor e bom senso por Alexandre Rossi.

Eu senti necessidade de achar um livro sobre adestramento de cachorros logo que o Figo chegou. Eu não entendo NADA de cachorros. E não gosto de bater nos meus bichos. Não acho que isso eduque o animal, ao contrário, só faz ele ficar com medo do dono. Mas o que fazer para o Figo não destruir tudo que encontrar pela frente então?

Gosto muito de bichos, mas só tive gatos até hoje. E ao contrário do que as pessoas gostam de acreditar (tem gente que acha que gato é um cachorro pequeno), são bichos completamente diferentes. E o livro do Alexandre Rossi explica isso de uma forma muito fácil. E o mais engraçado é que ao ler os primeiros capítulos você chega a uma conclusão que contradiz toda a sabedoria popular a respeito de gatos e cachorros: são os cachorros que são bichos interesseiros :).

Muita gente já deve ter ouvido falar que o cachorro acredita que seus donos são outros cachorros. Para ele, a família com quem ele vive é a sua matilha. E toda matilha deve ter um líder. Quando você consegue se estabelecer como líder da matilha, você pode ensinar e estabelecer regras para o seu cachorro. E aí que está a descoberta: com os cachorros é tudo sempre uma troca. Eu sento, você me dá um pestico. É assim que eles aprendem. Não é porque são os melhores amigos do homem. É porque como membro da matilha, ele estabelece essa relação. Se você for o líder, ele vai querer agradar você e vai espera algo em troca disso.

Já os gatos vivem numa sociedade mais anárquica :-p. Cada um tem seu espaço e faz o que quer respeitando o espaço do outro.

Engraçado como a tal sabedoria popular pode se enganar feio às vezes né? Mas no final das contas, não faz diferença saber quem é interesseiro ou não. O importante é entender que gatos e cachorros são animais muito diferentes e que, portanto, devem ser tratados de maneiras diferentes. Entender o comportamento do seu bichinho de estimação, seja ele gato ou cachorro, é o primeiro passo para um relacionamento duradouro e feliz. E sem necessidade de bater no animal.

Então se você também não é a favor do método da chinelada mas não consegue se entender com o seu cachorro, eu recomendo Adestramento inteligente: com amor, humor e bom senso. Ou se for o seu gato que parece um louco que você não consegue entender, compre Psico-gato? Entendento o comportamento louco do seu gato.

Nenhum comentário: