12.6.06

Campanha Apto. Decorado Ed. Itagibá

Em retribuição aos meus dois leitores (literalmente :) aí vão mais detalhes da Campanha do Apartamento Decorado do Edifício Itagibá:

Peças da Campanha:
Outdoor
a ser veiculado na cidade da Serra
Anúncio
a ser veiculado no caderno de Imóveis da Gazeta e Tribuna na página do bairro Laranjeira
Panfleto
a ser distribuído na cidade da Serra

A Morar é uma construtora tradicional aqui no Espírito Santo, com 25 anos de mercado e já entregou diversos imóveis e é reconhecida por sua qualidade. Nos últimos anos ela vem construindo imóveis em Laranjeiras - um bairro da Serra, cidade vizinha à Vitória. A Aldeia das Laranjeiras, nome dado ao condomínio de casas e prédios, foi um sucesso absoluto. Neste condomínio foi construido o primeiro prédio com área de lazer e elevador (isso mesmo!) de Laranjeiras. Este prédio já foi entregue com todas as unidades vendidas.

O Edifício Itagibá faz parte deste condomínio e também tem um grande potencial de venda. O evento da entrega do apartamento decorado costuma ser um grande alavancador de vendas pois ao visitar o decorado, o comprador consegue visualizar melhor seu futuro apartamento.

As mensais para a compra do apartamento no Ed. Itagibá são de no mínimo R$ 800,00 - o que obriga a uma renda familiar de no mínimo R$ 1.600,00. Portanto os ponteciais compradores tem que ter no mínimo nível técnico. Este é um dos dados que me faz discordar da noção que a mensagem da campanha não seria entendida pelo público alvo.

Meus dois leitores não tiveram problema em identificar a mensagem mesmo sem conhecer o Edifício e a marca Aldeia das Laranjeiras. O outdoor seria veiculado somente na Serra, cidade onde o essa marca tem um forte reconhecimento. O anúncio seria veiculado junto aos anúncios de imóveis à venda em Laranjeiras e o panfleto seria destribuido no bairro.

É bem verdade que nesta questão, tanto eu quanto o cliente estamos nos baseando em achismos. Eu acho que a mensagem da campanha é perfeitamente inteligível e o cliente acha que não. Mas eu acredito que os dados estão a meu favor. E também acho que esse hábito de não se fazer pesquisas para conhecer o cliente e confirmar dados coletados empiricamente é uma burrice só. Porque no final das contas, depois de parágrafos e parágrafos de posts, a verdade é uma só: nem eu e nem o cliente nunca vamos saber qual seria o verdadeiro impacto desta campanha (ou até mesmo da campanha que foi veiculada) sem pesquisas e o acompanhamento dos resultados. E assim fica difícil saber se o dinheiro investido em publicidade dá retorno ou não.

E este é um dos principais motivos de eu não gostar de publicidade. No final das contas, na maioria das vezes (tudo bem, eu acredito que algumas agências e clientes levem mais a sério esta questão), tudo se resume à um anúncio bonito e ao gosto do cliente. E para quem sempre curtiu uma boa discussão conceitual para definir a linha de trabalho, isso é praticamente morte cerebral.


Agradeço aos meus fieis leitores :-p que responderam minha pesquisa. Vocês são ótimos amigos. Só serviu para criar conteúdo para este blog, mas isso já foi suficiente :D.

Nenhum comentário: