12.5.06

Pesquisa Mambembe


Outdoor - Clique para ver maior

Este outdoor aí em cima é parte de uma campanha que foi criada para uma Construtora aqui do Espírito Santo. Não acho que ela seja brilhante, mas é diferente do que se costuma fazer para Construtoras por aqui. Retirei as marcas, telefone e site para não expor o cliente.

Toda esta campanha foi reprovada pois o cliente acha que o seu público não vai conseguir entender a mensagem. Discordo desta visão subestimada das pessoas para quem ele quer vender seu imóvel.

Claro que o cliente tem direito de reprovar campanhas que acha inadequadas. A minha questão aqui é o motivo desta reprovação. Acho que é muito comum as empresas (e as agências de publicidade também) subestimarem os consumidores e isso acaba gerando uma comunicação chata e sempre igual.

O objetivo deste post é fazer uma pesquisa informal para ver no que dá. A idéia é a seguinte:

_ Deixe seu comentário dizendo o que entendeu da peça. Qual você acha que é a mensagem principal? Por favor deixe também sua idade e nível escolar.

Se quiser fazer outros comentários, fique a vontade. Daqui há uma semana, eu informo o resultado da minha pesquisa mambembe e divulgo os detalhes da campanha.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei o conceito interessante, mas não sei se gostei muito do resultado final. Principalmente pelo "E" remetendo a um edifício de três andares.O "Itagibá" ficou mais claro, mais fácil de ler. Como começamos a ler da esquerda pra direita, começar com algo que não é tão claro me pareceu confuso. Não bati o olho e entendi, só saquei qndo cheguei no Itagibá e voltei pro Edifício. É um mero detalhe, mas eu acho que causa um impacto.

Um outro detalhe é que qndo li, achei que era um edifício de apart-hotéis, por causa dos móveis. Só qndo li embaixo que vi que os apartamentos decorados estão prontos. Mas vc disse que isso faz parte de uma campanha, então dentro do contexto pode ser que isso fique mais claro.

Enfim, eu estou criticando, mas no geral eu gostei. Achei criativo, e concordo que consumidores normalmente são tratados como burros. Se fosse casa popular, eu até entenderia, mas não parece ser, né?

Beijocas!

PS: Preciso mesmo deixar minha escolaridade e idade???

Mas como eu disse: gostei do conceito - uma forma criativa de chamar para a visita de apartamentos decorados.

Anônimo disse...

Concordo com a Deise - depois do Itagibá, o Ed. fica claro. E a decoração no edifício para representar, bem, que o edifíco já tem decoração... Legal.

Acho que realmente existe uma tendência (indevida) de nivelamento por baixo - ainda mais na propaganda, onde uma mensagem não entendida tem uma relação direta e forte com o produto não vendido. Só que achar que quem pode/quer comprar um apartamento decorado (que não é uma compra por impulso) não vai entender uma mensagem como essa, é realmente ir longe demais.
PM

Anônimo disse...

Olá, acabei de esbarrar nesse blog e já estou dando pitaco.

Achei confuso. Se é um outdoor, a gente teria que bater o olho e entender, e não ter que reler 2 ou 3 vezes até pegar o espírito da coisa (até porque não dá tempo, a pessoa já passou e foi embora, a menos que o outdor esteja numa região cheia de engarrafamentos). Na verdade, eu fiquei achando que era Jd. Itagibá, sei lá por que.

Acho que publicidade não pode dar trabalho para entender. A imobiliária quer me vender uma coisa e eu ainda tenho que ficar tendo trabalho e pensando no que o anúncio quis dizer? :o)))

27 anos, nível superior.