24.10.06

Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força.

1984, de George Orwell

"...Goldenstein era o renegado e traidor que um dia, muitos anos atrás (exatamente ninguém se lembrava), fora uma das figuras de proa do Partido, quase no mesmo plano do Grande Irmão, tendo depois se dedicado a atividade contra-revolucionárias sendo por isso condenado à morte, da qual escapara, desaparecendo misteriosamente. O programa dos dois minutos de ódio vairava de dia a dia, sem que porém Goldenstein deixasse de ser o personagem central cotidiano. Era o traidor original, o primeiro a conspurcar contra a pureza do Partido. Todos os subsequentes crimes contra o partido, todas as traições, atos de sabotagem, heresias, desvios, provinham diretamente dos seus ensinamentos...

... Insultava o Grande Irmão, denunciava a ditadura do Partido, exigia a imediata conclusão da paz com a Eurásia, advogava a liberdade da palavra, a liberdade de imprensa, a liberdade de reunião, a liberdade de pensamento, gritava histericamente que a revolução fora traída...

No segundo minuto o ódio chegou ao frenesi. Os presentes pulavam das cadeiras, e berravam a plenos pulmões, esforçando-se para abafar a voz alucinante que saía da tela...

...A morena atrás de Wiston pusera-se a berrar "Porco! Porco! Porco!". De repente apanhou um pesado dicionário de Novilíngua e atirou-o à tela...

...Num momento de lucidez, Wiston percebeu que ele também estava gritando com os outros batendo os calcanhares violentamente contra a travessa da cadeira. O horrível dos Dois minutos de ódio era que embora ninguém fosse obrigado a participar, era impossível deixar de se reunir aos outros."

...

"- Não devíamos tê confiança neles. Eu te disse, mãe, não disse? Foi isso que deu tê confiança neles. Foi o que eu sempre disse. Não deviamos tê confiança no sacana.

Mais quais sacanas não mereciam confiança, Wiston já não lembrava.

Desde mais ou menos aquela época, a guerra fora literalmente contínua, embora, a rigor, não fosse sempre a mesma guerra...

...Mas seguir a história de todo o período, dizer quem lutava, contra quem, em determinado momento, seria absolutamente impossível, já que nenhum registro escrito, nem palavra oral, jamais faziam menção de outro alinhamento de forças, diferente do atual. Naquele momento, por exemplo, em 1984 (se é que era 1984), a Oceania estava em guerra com a Eurásia e era aliada da Lestásia. Em nenhuma manifestação pública ou particular se admitia jamais que as três potências se tivessem agrupado diferentemente. Na verdade, como Wiston se recordava muito bem, fazia apenas quatro anos a Oceania estivera em guerra com a Lestásia e em aliança com a Eurásia. Isso, porém, não passava de um naco de conhecimento furtivo, que ele possuía porque a sua memória não era satisfatoriamente controlada...

...O inimigo do momento representava sempre o mal absoluto, daí decorrendo a impossibilidade de qualquer acordo passado ou futuro com ele.

... O espantoso - refletiu pela décima milésima vez - é que pode mesmo ser verdade. Se o Partido tem o poder de agarrar o passado e dizer que este ou aquele acontecimento nunca se verificou - não é mais aterrorizante do que a simples tortura e morte?"


Porque para mim, a pergunta mais importante do momento não é: "em quem você vai votar?", mas "o que vamos fazer para modificar o jeito como é feita a política nesse país?".

21.10.06

Melão adotado!

Melão (que agora chama-se Thunder) já mora numa casa nova com um gramadão grande! Foi adotado por um casal que prometeu cuidar muito bem dele.

O Figo que ficou um pouco chateado, já que já estava se acostumando a ter um amiguinho "duracel" que nem ele, mas está tudo sendo resolvido com muitos mimos e carinho!

18.10.06

Doa-se Melão

Melão procura um dono

Melão é um cachorrinho mestiço de labrador. Melão tem 2 meses de idade. Melão é muito dócil.

Abandonaram o Melão no meu quintal ontem.

Como eu já tenho um Figo (o cachorro, não a fruta :-p), não dá pra ficar com os dois sob o risco de transformar minha vida numa salada de frutas...

Então o Melão procura um dono. Ele encontra-se em Vila Velha e quem quiser acolher o bichinho é só entrar em contato comigo.

O Melão agradece com muitas lambidas, carinho e fidelidade pro resto da vida!

5.10.06

Criativos discutem mesmice na propaganda brasileira

Há cada vez mais clareza de que os profissionais de publicidade, especialmente os de criação, precisam buscar novas inspirações e "beber de outras fontes".

Cara, e alguém contou isso pra eles ou eles descobriram sozinhos??

Está rolando em SP o Maxi Midia 2006, evento que anualmente se propõe a discutir os caminhos da publicidade, propaganda, marketing e comunicação. No evento deste ano rolou um "Creative roundtable: o desafio de ser criativo em um país imediatista". No final os participantes concluíram que a mesmice da publicidade brasileira vem principalmente da falta de exposição a outras fontes de inspiração - inclusive na TV aberta - a mesmice que se vê na propaganda brasileira.

Minha única experiência em agências de publicidade não foi muito positiva neste sentido. E a mesmice, sob o meu ponto de vista, nunca foi culpa do cliente, mas da própria agência que tinha uma resistência enorme a liberar qualquer coisa de diferente. A agência não estava disposta a assumir o risco de tentar inovar.

É claro que eu só posso falar de publicidade com base na minha experiência na área, que não passou de dois anos. Mas minha impressão desde sempre é que os publicitários estão meio perdidos há algum tempo. Perdidos com toda a mudança nos meios de comunicação que já vem acontecendo há quase uma década. Talvez essa impressão se deva ao meu forte background de web, então a tais novas mídias não são tanta novidade para mim. E sempre que eu vejo um discurso de algum publicitário sobre novas mídias, noto que só se fala na mudança dos meios e na inclusão de novos canais de comunicação. Poucas vezes ouço se falar no mais importante, em como o consumidor mudou por causa das novas possibilidades de comunicação.

Claro que isso não é uma regra, já encontrei muitos artigos interessantes (principalmente nos sites internacionais) falando exatamente disso. E tem muita gente aqui que já se deu conta disso também. Mas minha impressão é que o mercado brasileiro está preocupado em aprender a fazer banner / programar em flash ao invés de entender a profunda mudança nos hábitos de consumo em função da chegada da internet.

Claro que no final das contas, fico me achando muito presunçosa de achar tudo isso... Por que, como eu sempre disse brincando ao pessoal da agência que trabalhei, sou designer e não entendo nada de publicidade. E também por que não tenho solução para o problema. Só um caminho que eu acredito ser mais interessante. Mas ao que parece o mercado anda discordando de mim :-p.

4.10.06

Dia das Crianças

Dia das crianças está chegando e eu não tenho nenhum criança para presentear, a não ser eu mesma! (ha!;-p assim é que é bom!). Como eu coleciono filmes de animação (coisa que as pessoas costumam achar que é de crianca... puro preconceito! ;p) fui dar uma olhada no Submarino para ver se tinha alguma coisa legal em oferta.

O estranho mundo de Jack, ótima animação stop motion produzida pelo Tim Burton, está em oferta por R$ 29,90. Eu só não sei por que estão chamando esta edição de especial... Não tem nada de extra no DVD. Mas acho que só o filme já vale.

Outra produção do Tim Burton muito legal é James e o pêssego gigante. Também leva o título de edição especial sem merecer (ô submarino, vamos parar com isso. Que feio... a gente não compra DVD só por que ele é edição especial não...) Mas esta caixinha sai por R$ 24,90. Não sei por que essa diferença de preço, talvez por que O estranho mundo de Jack seja mais badalado. Mas eu acho James e o pêssego gigante tão bom quanto!

O super-fofo e super-comentado documentário A marcha dos pinguins está em pré-venda por R$ 39,90. Previsão de entrega para 30/11. Tá bom, tem que ser muito ansioso para comprar DVD em pré-venda... Principalmente quando não rola nem um brindezinho junto! Mas vale a dica se você está pensando em adicionar este belo documentário a sua coleção. Eu estou ;).

E para reavivar suas lembranças de infância (seja sozinho com pipoca ou com os filhos. No meu caso é com pipoca mesmo ;-p) tem Cinderela em edição restaurada e remasterizada, Aristogatas (tudo bem, só eu devo ser fã desse filme da Disney :-p) e Bernardo e Bianca (esse deve ter mais adeptos :). R$ 24,90 cada. Para não dizerem que sou consumista, vou escolher só um dos 3 para levar... Eu adoraria rever Aristogatas, mas acho que Cinderela faz mais sentido na minha coleção.

E só para me fazer raiva, o DVD duplo de Mary Popins está também por R$ 24,90. Eu paguei praticamente o dobro no lançamento. É isso que dá ser ansiosa.

E se você levar mais de R$ 99,00 e pagar com Mastercard, leva o frete de graça. Azar o meu que não tenho Mastercard :/.