5.10.06

Criativos discutem mesmice na propaganda brasileira

Há cada vez mais clareza de que os profissionais de publicidade, especialmente os de criação, precisam buscar novas inspirações e "beber de outras fontes".

Cara, e alguém contou isso pra eles ou eles descobriram sozinhos??

Está rolando em SP o Maxi Midia 2006, evento que anualmente se propõe a discutir os caminhos da publicidade, propaganda, marketing e comunicação. No evento deste ano rolou um "Creative roundtable: o desafio de ser criativo em um país imediatista". No final os participantes concluíram que a mesmice da publicidade brasileira vem principalmente da falta de exposição a outras fontes de inspiração - inclusive na TV aberta - a mesmice que se vê na propaganda brasileira.

Minha única experiência em agências de publicidade não foi muito positiva neste sentido. E a mesmice, sob o meu ponto de vista, nunca foi culpa do cliente, mas da própria agência que tinha uma resistência enorme a liberar qualquer coisa de diferente. A agência não estava disposta a assumir o risco de tentar inovar.

É claro que eu só posso falar de publicidade com base na minha experiência na área, que não passou de dois anos. Mas minha impressão desde sempre é que os publicitários estão meio perdidos há algum tempo. Perdidos com toda a mudança nos meios de comunicação que já vem acontecendo há quase uma década. Talvez essa impressão se deva ao meu forte background de web, então a tais novas mídias não são tanta novidade para mim. E sempre que eu vejo um discurso de algum publicitário sobre novas mídias, noto que só se fala na mudança dos meios e na inclusão de novos canais de comunicação. Poucas vezes ouço se falar no mais importante, em como o consumidor mudou por causa das novas possibilidades de comunicação.

Claro que isso não é uma regra, já encontrei muitos artigos interessantes (principalmente nos sites internacionais) falando exatamente disso. E tem muita gente aqui que já se deu conta disso também. Mas minha impressão é que o mercado brasileiro está preocupado em aprender a fazer banner / programar em flash ao invés de entender a profunda mudança nos hábitos de consumo em função da chegada da internet.

Claro que no final das contas, fico me achando muito presunçosa de achar tudo isso... Por que, como eu sempre disse brincando ao pessoal da agência que trabalhei, sou designer e não entendo nada de publicidade. E também por que não tenho solução para o problema. Só um caminho que eu acredito ser mais interessante. Mas ao que parece o mercado anda discordando de mim :-p.

Nenhum comentário: