25.1.06

Campanha para causar problemas

Aqui no Espírito Santo, já há alguns meses, está sendo promovida uma campanha com o tema "Pare na faixa para o pedestre". O símbolo da campanha é uma mãozinha risonha espalmada fazendo sinal para os carros pararem. Não sei se essa campanha é local ou naciaonal, mas até aí tudo bem. Legal a promoção de uma campanha de respeito ao pedestre.

No entanto o efeito que está campanha está causando nas ruas está sendo caótico. Vila Velha tem faixa de pedestre em TODA esquina, as vezes algumas até muito próximas de sinais. E depois do início desta campanha os pedestres não conseguem (ou não querem) usar o bom senso de quando a premissa de que se deve parar imediatamente na faixa para alguém atravessar é válida (ou possível). Atualmente muitas pessoas simplesmente levantam a mão para os carros pararem e saem atravessando pela faixa. Não faz muita diferença se a avenida é movimentada, se o fluxo de carro é grande ou se esse tipo de comportamento pode causar acidentes. As pessoas simplesmente colocam o pé na rua e acham que você tem que meter o pé no freio a qualquer custo. Ontem mesmo quase aconteceu uma batida numa das principais avenidas de Vila Velha porque um casal resolveu que tinha o direito de atravessar na faixa sem prestar atenção ao fluxo de carros. E o pior é que tinha um sinal uma quadra para a frente e uma quadra para trás do local onde eles atravessaram.

É claro que eu não sou contra uma campanha de respeito aos pedestres. Mas para mim, respeito é uma coisa que só funciona em mão dupla. Se os pedestres não respeitarem os motoristas, fica difícil para os motoristas respeitarem os pedestres.

Nenhum comentário: