14.2.07

O Hobbit e a Estrela Solitária

Este pobre blog está meio largadinho... Mas para reverter este quadro, vou comentar dois livros que li nos últimos dois meses.

A Estrela Solitária - É a biografia do Garrincha. Biografia nem é o meu gênero favorito, mas o Rui Castro escreve bem demais. Eu já tinha descoberto isso em Anjo Pornográfico, biografia do Nelson Rodrigues (e que veio parar nas minhas mãos por acaso). E foi por causa do Rui Castro que decidi ler A Estrela Solitária. Meu interesse por futebol é mínimo e pra mim Garrincha era só um jogador que foi casado com a Elza Soares e gostava de encher a cara. E acho que foi por isso que a história do Garrincha não me sai da cabeça agora. O cara foi um gênio no futebol, praticamente o inventor do tal futebol-arte e acabou no ostracismo - por causa do alcolismo e da inconsequência dos dirigentes de futebol. O primeiro acabou com a cabeça dele e a segunda acabou com seus joelhos. A origem humilde de Garrincha e a sua ignorância (você pode chamar de inocência também se quiser ser mais romântico) eram ao mesmo tempo o seu charme e a sua ruína. A total desinformação dele e dos que estava à sua volta sobre o alcolismo, só fez piorar e tornou ainda mais triste a decadência do jogador - que quem viu jogar, jura que foi o mais incrível da história brasileira.
Rui Castro leva você pela história da vida de Garrincha desde a sua infância até a sua total decadência de uma forma que fica impossível não se envolver com esse personagem (real) e desejar ter visto o cara jogar e desejar (muito mesmo) que sua história tivesse se desenrrolado de outro jeito. É até engraçado ler uma biografia e acabar torcendo por um final feliz sabendo que ele não vai acontecer.
Para quem curte futebol ou biografias, ou para quem gostaria de saber mais sobre a vida de Garrincha, A Estrela Solitária vale a pena.

O Hobbit - Este é um clássico nerd :-p mas eu ainda não tinha lido. Mais infantil que O senhor dos anéis, O Hobbit é divertido e gostosinho de ler. Nem vou falar muito desse livro... Afinal, quem curte o gênero já leu e releu, ou então já está a fins de ler. E quem não curte, tem duas opções: vencer o preconceito e fazer uma tentativa :) ou continuar ignorando a obra de J.R.R. Tolkien. Eu acho que vale a pena tentar.

E agora estou lendo As aventuras de Robison Crusoé (versão integral), ainda estou no começinho, mas até agora o livro (que é considerado o primeiro romance*(novel) por muitos estudiosos) está bem interessante.

* Não sei se a melhor tradução para novel é romance... Mas achei que novela também é estranho. Alguém tem uma sugestão melhor? :)

Vasectomia pode causar perda de memória

Muito providencial para os homens:

"- Esse filho não pode ser meu, eu fiz vasectomia. E depois, eu nem me lembro de ter transado com essa mulher..."

É por isso que eu digo. Se Deus existe, ele tem um senso de humor bem peculiar...

:D